Bonaparte Downtown

A New in Town (NiT) é uma revista digital portuguesa que aborda temas de lifestyle, cultura e lazer e tem cinco secções principais: BuzzFood, Coolt, VaNiTy, Fit e Out of Town.

Abriram todos em fevereiro e vão das francesinhas às focaccias. Também há carne transmontana e um pub muito, muito especial na Baixa.

O mês mais curto do ano foi rico em surpresas, quase todas elas na Baixa do Porto, a provar que a movida portuense veio para ficar. À zona mais agitada do Porto chegaram dois velhos conhecidos: o irmão mais novo do mítico pub portuense na Foz, o Bonaparte Downtown; e o primo do Capa Negra, o Capa na Baixa, que trouxe consigo as francesinhas e os famosos rissóis de carne.

Em Cedofeita nasceu também um novo wine bar, o Gota a Gota, e à Boavista chegou uma nova taberna e as focaccias da Reitoria, que agora também são servidas num espaço próprio, no Mercado do Bom Sucesso.

Conheça os melhores novos restaurantes da cidade do Porto

Bonaparte Downtown

Foto de Elisa Simões

Bonaparte Downtown

Foi a 27 de fevereiro que o Bonaparte Downtown recebeu os primeiros clientes, no espaço que estava a ser trabalhado desde agosto. Quem passa pelo espaço facilmente reconhece as feições familiares do Bonaparte: o ambiente intimista a meia-luz, o mobiliário de madeira escura, as boxes e, claro, as centenas de pequenos objetos que se multiplicam pelas paredes numa espécie de museu vivo.

A criação de um novo Bonaparte passaria obrigatoriamente por transpor, para o novo espaço, “toda a tradição do original”, explica Cláudia Teichgräber.

Morada: Praça Guilherme Gomes Fernandes, 40, Porto
Horário: 17h-2h
Telefone: 220 962 852

 

RT

Foto de Elisa Simões

RT

No final de 2013, Frederico Azevedo lançava-se num pequeno projeto dedicado a focaccias e carnes. Chamou-lhe Reitoria. A palavra passou de boca em boca, o restaurante fixou-se no centro da Baixa do Porto e, dois anos depois, surge um novo espaço no Mercado do Bom Sucesso, com um “conceito mais light e descomprometido”.

No menu há dez versões das focaccias feitas com pão fresco amassado e cozido no local. Os ingredientes frescos, todos à vista no balcão, recheiam o pão cortado a meio para criar a Caprese (5,9€) com pesto, tomate fresco e mozzarella; ou a Speck (6,9€), com barriga de porco fumada, tomate seco, ricotta e rúcula. Para lá das focaccias, há saladas, uma tábua de queijos e charcutaria e sobremesas caseiras.

Morada: Praça do Bom Sucesso, 132, Porto
Horário: 11h30—23h

 

Capa na Baixa

Foto de Elisa Simões

Capa na Baixa

Sabemos exatamente aquilo que lhe vai na cabeça neste momento: “É mesmo o Capa Negra?” Sim, o nome completo é Capa na Baixa by Capa Negra e à frente do projeto está Ana e Nuno Fontes, filhos de Amândio Fontes, um dos fundadores da famosa cervejaria. Há mais de três que o novo restaurante estava nos planos da família.

Como seria de esperar e Ana Fontes confessa, “o ponto forte do Capa na Baixa vai ser a francesinha”, a especialidade mais requisitada do outro Capa, na Rua do Campo Alegre. Este não é o único êxito que salta de uma casa para a outra. Alegre-se, porque os famosos rissóis de carne e a açorda de marisco em massa folhada vão estar na ementa. Uma das novidades são as carnes grelhadas a carvão na própria mesa, a chamada charbonada — há de bife da vazia e de porco, sempre para partilhar a dois —, e pratos italianos, pizzas e pastas.

Morada: Praça D. João I, 175, Porto
Horário: Segunda a quinta-feira, 11h—00h. Sexta e sábado, 11h—2h. Fecha ao domingo.

 

Bo 457

Bô 457

Se gosta de carne e não se importa que lhe chamem lapouço, depois de devorar uma posta transmontana, seja guicho e vá até ao Bô. Não, o autor deste artigo não está com um problema no teclado mas aconselha-o a ter um dicionário de transmontanês à mão para decifrar os pratos da ementa do novo restaurante de Matosinhos. O Bô 457 apresenta-se como uma brasaria e quase todos os seu ingredientes vêm da terra para lá dos montes.

O que é que tem mesmo de provar? É na secção do Talho na ementa que está aquilo que Vera e Fábio dizem que é “mesmo bô”. À boa moda transmontana, a posta pode chegar a pesar 400 gramas e o costeletão aos 800. E esqueça as batatas fritas, aqui a carne come-se com batata a murro e grelos salteados.

Morada: Rua Dr. Eduardo Torres, 457, Matosinhos
Horário: Terça a quinta-feira e domingo, 12h30—14h30 e 19h30—22h30. Sexta e sábado, 12h30—14h30 e 19h30—23h. Fecha à segunda-feira.
Telefone: 229 380 503

 

 

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *