Todos os dias há acontecimentos positivos em Portugal e no mundo que devem ser destacados: essa é a função do Boas Notícias.

Azeites portugueses brilham em concursos mundiais

Portugal conta com cinco produções de azeite distinguidas com o Mario Solinas Quality Award 2014, um dos mais reputados galardões do setor que distingue anualmente os melhores azeites do mundo.

A Casa Agrícola Roboredo Madeira e a Casa Agrícola Vale de Ouro foram reconhecidas com o primeiro prémio do concurso, nas categorias de Medium Green Fruitness e de Mild Green Fruitness. Já o Azeite Gallo e a Elosua Portugal ficaram em segundo lugar nessas mesmas categorias.

Nos premiados com o terceiro galardão está a Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, na categoria de Mild Green Fruitness. O International Olive Council fez ainda questão de atribuir uma menção honrosa à produtção de Vítor Guedes, em Abrantes.

As escolhas do júri foram feitas entre um total de 138 produtores a concurso, nomeadamente do Chile, Grécia, Turquia, Uruguai, Espanha, Portugal, Irão, Alemanha, Israel, Tunísia, entre outros. A cerimónia de entrega dos prémios acontece dia 5 de Junho, na delegação do International Olive Council, em Madrid.

Também em Nova Iorque, na International Olive Oil Competition, vinte azeites lusos tiveram direito a prémio, incluindo um na categoria ‘Best in Class’, de maior excelência, entregue ao Monterosa Maçanilha. Dos restante dezanove premiados, doze receberam a Medalha de Ouro e sete a Medalha de Prata.

Em Itália, Portugal também foi tema de conversa em cima da mesa graças a seis das suas produções, três das quais distinguidas com o mais alto prémio – ExtraGold -, na 19.ª edição dos prémios BIOL. Das restantes, duas receberam o prémio Silver e uma o prémio Gold.

Conheça a lista completa dos distinguidos na New York International Olive Oil Competition e os eleitos pelos prémios BIOL, em Itália.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *