Curso de Culinária

O Receitasdept.com é um portal/comunidade Portuguesa, dedicado à partilha de experiências culinárias entre todos os utilizadores.

Dicas para escolher um bom curso de culinária

Se o seu sonho é ser um chefe de cozinha e preparar pratos fantásticos, neste artigo pode conhecer várias dicas importantes para escolher um bom curso de culinária. Ao contrário de outros tempos, hoje em dia é necessário ter um curso técnico e especializado para se poder trabalhar nos melhores restaurantes.

Recebemos alguns pedidos dos nossos leitores a pedir algum tipo de ajuda para quem quer entrar no mundo da culinária e um dia tornar-se num bom cozinheiro.

Assim, resolvemos escrever este artigo de forma a tentar ajudar os leitores que precisam de algumas dicas para escolher um bom curso de culinária.

Dica nº1

Ser um cozinheiro já não se resume apenas a cozinhar. Atualmente, esta profissão requer bem mais do que isso. As escolas profissionais que formam cozinheiros estruturam o seu curso de forma a ensinar o aluno a cozinhar e a empratar, e ainda variadas formas de confeção de alimentos. Mas um bom curso de culinária não se fica por aqui. O futuro cozinheiro terá de saber gerir uma cozinha, tendo portanto de conhecer e saber utilizar todos os equipamentos, ter capacidades de gestão de uma equipa de trabalho, e ainda, saber estruturar ementas e gerir financeiramente uma cozinha e um restaurante.
Portanto, ao escolher o seu curso de culinária, tenha em atenção todos estes pontos, fundamentais para formar não apenas um cozinheiro, mas um futuro chefe de cozinha.

Dica nº2

Antes de optar pela escola mais perto de si, verifique todas as escolas de culinária na sua região, e recolha informações sobre todas elas. Para isso basta pesquisar na internet por “cursos de culinária”, e visitar as páginas das escolas que oferecem esse curso.
Nem sempre a melhor escola é a mais cara, e nem sempre a mais perto é a mais barata. Por isso, depois de fazer essa pesquisa, compare a informação recolhida para tomar a melhor escolha para si. Se a diferença de preços não for grande, opte sempre pela melhor.

Dica nº3

Quando estiver a pesquisar sobre escolas profissionais com cursos de culinária, verifique se a escola está certificada e se o curso é reconhecido e dá direito a um Diploma de Especialização Tecnológica.

Dica nº4

Há diversos níveis de cursos de culinária, desde os mais básicos até aos mais avançados. Se a sua ideia é apenas aprender a cozinhar melhor, então existem cursos básicos de culinária, ministrados por cozinheiros conhecidos ou por instituições, sem o objetivo de ser uma saída profissional.
Se a sua intenção é fazer da cozinha a sua vida, então deverá optar por um curso de culinária de uma escola de turismo e hotelaria. Antes de escolher o seu curso, analise e avalie as suas intenções para o futuro.

Dica nº5

Depois de selecionar as escolas que lhe parecem mais adequadas para aquilo que pretende, é uma boa ideia investigar a sua credibilidade e as suas condições. Para verificar as condições da escola, nada melhor que visitá-la. Faça uma visita a cada uma delas, avaliando cada um dos seguintes pontos: limpeza, equipamento das salas de aulas práticas, recursos disponíveis, e qual o número de elementos de cada grupo de trabalho. Quanto mais pequeno for o grupo, mais conseguirá praticar nas aulas práticas.
Para analisar a sua credibilidade, converse com alunos, pergunte-lhes se estão satisfeitos, e quais os pontos positivos e negativos.

Dica nº6

Quando obtiver o valor das propinas ou das mensalidades, verifique o que é que esse valor inclui. Saiba também quais os materiais obrigatórios (uniforme, livros, etc.) que tem também de adquirir, e qual o seu valor. Não se esqueça ainda do dinheiro que irá gastar em ingredientes para treinar em casa e nas deslocações para a escola. Um curso de culinária não é barato, e como tal, deve analisar todos os gastos associados.

Se está a pensar em seguir o ramo da restauração e cozinha, então siga estas dicas para escolher um bom curso de culinária, que lhe permita depois ter uma saída profissional para os melhores restaurantes.

Boa sorte! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *