Todos os dias há acontecimentos positivos em Portugal e no mundo que devem ser destacados: essa é a função do Boas Notícias.

Pastel de feijão próximo da certificação gastronómica

O pastel de feijão, tradicionalmente confecionado no concelho de Torres Vedras, está prestes a conseguir a certificação geográfica de produto artesanal. O processo encontra-se prestes a ser concluído pela Câmara Municipal e pelos fabricantes deste doce que lhe querem conferir ainda mais qualidade e uma maior capacidade exportadora.

Ana Umbelino, vereadora da Cultura daquele município garantiu à Lusa que o dossiê de certificação “está finalizado” e “a ser apreciado por consultores” para, depois, ser enviado para aprovação do Ministério da Agricultura e da Comissão Europeia.

“Estamos a proteger um património, uma marca”, refere a autarca, para quem a certificação vem trazer mais qualidade ao produto e aumentar as exigências aos produtores na sua confeção. Como tal, haverá uma “maior promoção” ao pastel de feijão e “mais benefícios económicos” para aqueles que os fabricam, que vão poder apostar mais na exportação deste produto artesanal, à semelhança do que acontece com o pastel de nata.

Maria Perpétua Lourenço, gerente da fábrica ‘Brasão’ conta que há experiências na remessa de caixas de pastéis de feijão para o estrangeiro com bons resultados. “São-nos feitas encomendas através da Internet e já temos, inclusive, enviado caixas para particulares”, relata.

Ainda assim, diz-se consciente de que a empresa ainda não definiu uma estratégia de internacionalização do produto e que, até agora, os pastéis de feijão só têm chegado a lojas em em Madrid, Barcelona (Espanha) e Luanda (Angola) “à boleia dos ovos-moles de Aveiro”, já com certificação.

No concelho, existem 30 fabricantes responsáveis pela produção de 660 mil pastéis de feijão todos os anos e por receitas que rondam o meio milhão de euros à economia local. Vinte desses produtores fazem parte do processo de certificação.

“Queremos credibilizar o nosso pastel de feijão e divulgá-lo mais”, diz Mário Reis, presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste. Este mês, os produtores viram também, publicada em Diário da República, a marca registada do “pastel de feijão de Torres Vedras”.

Para reforçar a promoção deste produto, a câmara municipal organiza, desde há três anos, o Festival do Pastel de Feijão com iniciativas como concursos entre fabricantes, provas de degustação e ações de formação para aprender a confecionar o doce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *