Todos os dias há acontecimentos positivos em Portugal e no mundo que devem ser destacados: essa é a função do Boas Notícias.

Vinho da Madeira promovido em várias cidades europeias

O Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM) está a organizar um conjunto de iniciativas de promoção do vinho da região, pela Europa. Entre os dias 21 e 28 de Outubro, o Vinho Madeira vai estar em destaque em cidades como Paris, Londres, Copenhaga, Haia e Veneza.

Seminários e ‘masterclass’ sobre o Vinho Madeira, provas abertas e ações de degustação são algumas das atividades que incorporam o programa, avança um comunicado da IVBAM.

Já na cidade italiana a oferta terá uma “vertente mais formativa” e acontece na sequência de um convite da Associação de Sommeliers Italiana (ASI). Na apresentação de Veneza vão ser abordados “vários temas da Região Vitícola, com realce para as particularidades e especificidades do Vinho Madeira”, explica o comunicado.

As várias iniciativas, que decorrem ao longo da próxima semana, vão contar com a presença de Rui Falcão, “conceituado crítico de vinhos português”. Em Londres, haverá ainda espaço para alguns “petiscos”. O Chef madeirense Octávio Freitas vai dar “a provar” à capital do Reino Unido “algumas iguarias concebidas para harmonizarem com os vários tipos de Vinho Madeira em prova”.

A organização revela ainda que as iniciativas vão decorrer em “locais de charme, sendo que as provas de Londres e Haia vão ser realizadas nas Embaixadas de Portugal.” No dia 21 de Outubro, a Embaixada portuguesa em Londres vai receber ainda uma exposição sobre o Bordado da Madeira.

A escolha das cidades não foi deixada ao acaso. Os países escolhidos são vistos como importantes mercados para a exportação do vinho da região, representando “cerca de 37% do total de volume de negócio do Vinho Madeira.”

No mesmo comunicado, a IBVAM revela que as ações estão inseridas no “Plano Promocional de Vinho Madeira”, um projeto “cofinanciado em 85% fundos comunitários, veiculados pelo Programa intervir +, sendo o restante montante suportado pelo orçamento regional.”

A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Humanos, em parceria com cinco empresas do setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *